#O Baile: O espetáculo reúne técnicas circenses, recursos estéticos de teatro e dança aérea, contemporânea e são realizadas ao ar livre, em cenário composto de cinco mastros e com geometria que faz lembrar Brasília. O enredo revela momentos da vida privada de seis personagens que têm diferentes visões sobre a busca pela identidade, pela aceitação própria e pelo outro, em uma sociedade onde as aparências e o status se apresentam mais importantes que o afeto.
Realização: Trupe de Argonautas. Apoio: Fundo de Apoio a Cultura – FAC e SESC-DF
#UHOMEMNU: A crise dos 30 anos revelou-se produtiva para Pedro Martins, interprete da Trupe de Argonautas. Em vez de lamentar a idade, ele escreveu, durante três anos, textos e poesias sobre a fase de transformações que vivia. A produção deu origem ao espetáculo UHOMENU, realizado em 2014. “Desnudar-se, despir-se das máscaras sociais, encarar os próprios medos e deveres. Partindo dos mitos de Atlas (Grécia), Jânus (Roma) e do lobisomem (Alemanha) e suas respectivas maldições, o espetáculo reflete sobre o homem contemporâneo e sua maneira de lidar com o mundo que o cerca. O espetáculo marca 15 anos de carreira do artista Pedro Martins em sua trajetória no teatro e na dança.”
#De Paetês: O espetáculo “De Paetês” é composto de várias cenas apresentadas na linguagem do circo/teatro. Uma disputa pelo amor de um garçom se transforma em um sensual tango, um sonho romântico é interpretado pelo enlace dos corpos em um duo no trapézio e vários outros exemplos em que às técnicas do circo são re-elaboradas para contar as estórias das prostitutas, garçons, dançarinas, faxineiro, e outras personagens insólitas da noite, chegando através desta mistura, aos limites do fantástico. As fronteiras entre o show fictício e a peça se confundem durante as cenas, em um espetáculo dentro do espetáculo. A realidade das personagens, seus conflitos e relações são apresentados entre as cenas de show do próprio cabaré, todas maximizadas pela presença dos elementos circenses como pirâmides humanas, trapézio, lira, tecido e outros equipamentos circenses criados especificamente para o espetáculo.
#AVENCA: O espetáculo é inspirado no conto “Para uma avenca partindo” de Caio Fernando Abreu e conta fragmentos de histórias de amor de dois indivíduos que se encontram em um momento de impasse em suas vidas: a despedida. Desolados e cheios de dúvidas, dividem com a platéia tudo que eles diriam, sentiram e viveram: um relacionamento desgastado pela rotina, a falta de diálogo e de escuta, desentendimentos, encontros e desencontros e muita saudade do que viveram, um passado que está muito presente e o presente que querem esconder e esquecer. São personagens confusos, engraçados e cheio de dúvidas, que são obrigados a encarar o seu próprio eu e o vazio. Trata-se de um espetáculo intimista que busca nessa proximidade um meio de provocar no espectador a ação reflexiva sobre o amor à medida que vivenciam e se identificam com as cenas. Realização: Trupe de Argonautas. Apoio: FUNARTE e ASCETUR.” A arte tem o poder de nos ensinar a superar limites, medos e de nos superar a cada dia. ”
Ana Sofia Lamas – Presidente da ASCETUR
#Circo social: O projeto busca garantir o direito de todo o cidadão ao acesso ao lazer e cultura e enfatiza a importância do desenvolvimento da criatividade entre os alunos, espírito de equipe, capacidade de comunicação, interesse pela arte, construção de valores pessoais e sociais, que contribuam para a formação de uma sociedade. Este Projeto tem como objetivo o incentivo à cultura, por meio do desenvolvimento de atividades circenses ao longo do ano de 2012, vindo a beneficiar jovens na faixa etária de 06 a 16 anos. As aulas ministradas são de malabares, histórias em quadrinhos, acrobacias aéreas, teatro cômico, capoeira e de dança acrobática. Sua preocupação básica centra-se na melhor maneira de conduzir a atividade educativa, de forma a alcançar finalidades pedagógicas, por meio da experiência da arte.
#Empreenda: O projeto tem como foco alunos do Ensino Médio do Distrito Federal e visa contribuir para idealização e realização de micro empreendimentos que possibilitem renda, qualificação e sustentabilidade para jovens e suas famílias.
#Riso cidadão: Projeto realizado em 2011 em com jovens e crianças em vulnerabilidade socioeconômica, visando facilitar por meio de aulas práticas de circo, teatro cômico e dança o acesso a educação e o exercício dos direitos culturais e de cidadania. Foram atendidos jovens na faixa etária de 06 a 16 anos, alunos da Escola Classe 8 do Cruzeiro e pela Instituição Sócio- Educativa FORMAR- Taguatinga.