Quarentena e a importância de ajudar

Como realizamos uma campanha para combater a vulnerabilidade em meio à pandemia

Desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou uma pandemia do corona vírus, em meados de março, o governador de Brasília optou por suspender aulas e implantar a quarentena. Com o avanço das contaminações, além das escolas foi decretado o fechamento de parques e comércio não essencial. A quarentena parece ser a única solução para diminuir a curva de contaminação do vírus COVID-19 e assim evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde. Por outro lado, a quarentena prejudica a camada mais vunerável da nossa sociedade, como famílias de baixa renda, trabalhadores informais e funcinários do comércio. São milhões de pessoas sem qualquer reserva para se sustentar durante esse período, que pode durar meses, e mesmo com o compromisso do governo federal de implementar uma bolsa-auxílio, muitas pessoas estarão ainda em péssimas condições. Felizmente, várias iniciativas surgiram para tentar amenizar esse grave problema social, e qualquer um pode ajudar sem sair de casa, com doações pela internet.

 

ASCETUR não poderia ficar parada e resolvemos ajudar, organizamos a campanha #AjudeaAlimentar! Começamos uma campanha de arrecadação que visava auxiliar 400 famílias do Distrito Federal em situação de vulnerabilidade. Para isso, a ASCETUR juntou-se à CUFA-DF (Central Única das Favelas) e buscou o apoio da plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria que, com o Fundo Enfrente, triplicava as doações. Saber juntar forças em momentos de crise é algo importante para as organizações sociais e foi essa estratégia que utilizamos para criarmos a nossa campanha.

 

Como a distribuição de alimentos não fazia parte das nossas atividades, buscamos a CUFA-DF, que já estava em campanha de arrecadação e distribuição, como parceira. Contatamos o presidente da CUFA_DF, Bruno Kesseler para conversar sobre a parceria e ele foi bastante atencioso e nos ajudou com todas as informações que pedimos. Assim, conseguimos submeter a parceria ao matchfunding Enfrente, uma plataforma que associa financiamento coletivo com aporte de um fundo de investimento que triplica as doações.

 

Com um processo seletivo rápido e eficiente realizado pela Benfeitoria, em duas semanas tivemos a resposta que fomos selecionados e desde então já arrecadamos 22.350 reais, 84% da nossa meta. Fizemos grande parte da campanha através de redes sociais, como instagram e whastapp, contando com o apoio de muitos amigos e pessoas próximas. Ao final da campanha, superamos a meta! E com esse valor arrecadado compramos 500 cestas básicas e 250 cestas verdes, que auxiliaram centenas de famílias que estavam em desamparo na pandemia. Foi lindo poder contar com o apoio de tantas pessoas e podermos realizar essa ação! Ficamos tão animadas que decidimos organizar uma segunda campanha, logo depois! Mas essa história fica para um próximo post…